top of page
  • Foto do escritorLanna Guedes

Como lidar com pensamentos intrusivos?

homem querendo calar seus pensamentos

Muitas pessoas sofrem e se angustiam com a presença de pensamentos que surgem de repente, geralmente com conteúdos catastróficos e flashes de imagens ruins (ex: acidentes, morte, ferir alguém, pular de um lugar alto, etc.), e a pior parte é não saber de onde vêm e nem como lidar. Então, hoje trago algumas dicas de como você pode lidar com esses pensamentos.


1- Procure a causa dos pensamentos intrusivos


Em muitos casos, os pensamentos intrusivos podem estar relacionados a problemas e transtornos mentais que o indivíduo pode não saber que tem, como ansiedade, depressão, bipolaridade, etc. Se você nota que estes pensamentos são frequentes em seu dia-a-dia e que estão te trazendo um medo excessivo, é importante que você procure ajuda profissional.


2- Pense de forma racional


Os pensamentos intrusivos se tornam irreais à medida que tomam forma. Então, quando surgirem e você se imaginar fazendo coisas absurdas, tente se perguntar: “Eu realmente sou capaz de fazer isso? Este pensamento faz sentido? Qual a real chance de eu me colocar em uma situação como esta?”. Fazendo isso, você ganha força diante dos pensamentos intrusivos e você entende que eles não são reais e que não têm chances de realmente acontecerem.


3- Faça meditação


A meditação ajuda o sujeito a se observar, se autoconhecer e a se manter no presente, evitando que seus pensamentos vagueiem. Busque vídeos de meditação guiada nas plataformas de vídeos ou baixe aplicativos de meditação no celular. Além de te ajudar a se manter no presente, a meditação também melhora muito o foco e a concentração. Vale a pena experimentar!


4- Alimente pensamentos positivos


Lembre-se que tudo tem o tamanho e a importância que nós damos, e tudo o que alimentamos, cresce. Portanto, se um pensamento intrusivo toma conta da sua mente, é porque foi alimentado. Então, municie sua mente de pensamentos positivos, que te deem alegria e bem-estar, e use-os para combater os pensamentos intrusivos. Pode ser a lembrança de uma pessoa, uma experiência positiva que você viveu, lembranças agradáveis, e até atividades que você gosta de fazer.


Nossos pensamentos não são fatos. Não significa que, porque pensamos, vai de fato acontecer. Tente se tranquilizar diferenciando pensamentos de acontecimentos. Se mesmo após seguir esses passos, for muito difícil lidar com isso sozinho, procure ajuda psicológica. Fazer terapia pode te auxiliar na compreensão e no combate desses pensamentos e das suas causas. Você não está sozinho!






bottom of page